Agência
Virtual - O consumidor acessando sua conta de água pela Internet
TRABALHO
APRESENTADO NA 33a. ASSEMBLEIA DA ASSEMAE EM SANTO ANDRÉ-SP (2003)
Síntese:
Descrição da
experiência bem sucedida nas Autarquias (SAAE´s) de Viçosa-MG e São
Mateus-ES de disponibilizar os dados de consumo e débitos na Internet,
permitindo aos consumidores a emissão de segunda via de conta de água e
esgoto.
1)
Objetivo do Trabalho
Os autores têm
por objetivo relatar a experiência muito bem sucedida, primeiro no SAAE de Viçosa
- MG e depois no SAAE de São Mateus – ES, de disponibilizar aos consumidores
das respectivas cidades o acesso à sua conta de água e esgoto pela Internet,
no que chamamos de "Agência Virtual".
A idéia das
duas Autarquias, em parceria com a empresa Sanegraph Ltda, era criar uma
alternativa que facilitasse aos consumidores o acesso aos dados de suas contas,
permitindo assim um atendimento mais rápido e eficiente, ao mesmo tempo de
maior qualidade, comparando com a forma tradicional de atendimento no balcão
dos SAAE´s, evitando o deslocamento dos consumidores até o escritório.
2)
Metodologia Empregada
A metodologia empregada foi
gerar, a partir do software de Contas e Consumo usado nas Autarquias, arquivos
diários com posição consolidada dos últimos consumos e débitos em aberto,
carregando-os (processo de upload) para o Web Site do SAAE. Acessando o site e
usando um navegador (browser) do tipo IE - Internet Explorer ou Netscape, os
consumidores podem ter acesso a essas informações e, se necessário, imprimir
em impressora jato de tinta a segunda via padrão Febraban das suas contas para
pagamento na rede bancária credenciada.
É claro que esse benefício
adicional oferecido aos consumidores não substitui a rotina de emissão e
entrega da conta (primeira via) em cada domicílio atendido pelo SAAE, sendo
mantida a sistemática convencional de distribuição das faturas nos domicílios
atendidos.
Por
facilidade de implementação, foi utilizada tecnologia de acesso a bases de
dados usando ASP (Active Server Pages), com rotinas escritas em Visual Basic (VB
Script), em servidor do tipo Windows/NT ou 2000. Essa solução pode também ser
adotada para ambiente Linux utlizando scripts escritos em PHP e usando servidor
Apache, obtendo-se os mesmos resultados., sendo essa uma opção de cada
Autarquia, em função dos recursos e opções oferecidos pelo provedor local de
serviços Internet.
3)
Exemplo de Acesso passo a passo
As
figuras a seguir apresentam todo o processo de consultas dos débitos, dos seis
últimos consumos e obtenção de uma segunda via de fatura do consumidor hipotético
de código “00012” no Web Site do SAAE de São Mateus-ES. As etapas seguidas
pelos consumidores de Viçosa-MG são exatamente as mesmas.
O acesso ao site www.saaesma.com.br gera no Internet Explorer a fig.01, onde se encontra o link para o acesso à Agência Virtual, pela chamada “2ª Via de Conta – Retire sua 2ª Via de conta, consulte seu consumo e verifique seu débito aqui”.
Fig 01 – Página
Principal do Web Site do SAAE de São Mateus – ES
Clicando sobre
o link citado acima, o consumidor tem acesso à Agência Virtual propriamente
dita, para sua identificação, ou seja, entrada do código e senha, onde seu
acesso é validado. Vale ressaltar que a exigência ou não de uma senha de
acesso fica inteiramente a critério de cada Autarquia, podendo-se aplicar maior
ou menor facilidade de acesso aos dados (sem senha ou exigindo-se senha).
A fig 02 apresentada a seguir mostra essa tela do site, para o consumidor “00012”:
Fig 02: Entrada
do código e senha do consumidor “00012” de São Mateus-ES
Uma vez
validados os dados, o consumidor “00012” pode escolher consultar os seus últimos
consumos ou todos os seus débitos em aberto, conforme fig 03. Vale observar que
a cada “upload” diário, automaticamente fica informado aos consumidores que
os dados estão atualizados até o dia atual.
Fig 03: Escolha
de consulta a consumos ou aos débitos e 2ª Via de Conta.
A
opção “Consumos” leva então o consumidor à tela da fig 04 a seguir:
Fig 04: Seis últimos
consumos mensais do consumidor “00012”, mostrando o mês/ref e o consumo
correspondente.
Retornando
dessa página dos consumos, pode-se optar agora pela tela dos débitos, a qual
permite posteriormente a escolha do mês/ref para emissão da 2ª via
correspondente. Para não confundir o consumidor, apenas os meses em aberto no
momento da geração dos arquivos para Internet são apresentados na tela dos débitos.
Tal
consulta de débitos pode ser visualizada na fig 05 e nessa mesma figura é
mostrado o consumidor optando por emitir a segunda via do mês/ref 06/2002:
Fig 05: Débitos
em aberto do consumidor “00012” e escolha de emissão da 2ª via do mês
06/2002.
Ao clicar no
botão “Emitir Conta”, obtém-se na tela do navegador (browser) a imagem da
segunda via, com todas as características que permitem seu pagamento na rede
bancária, inclusive com o código de barras padrão Febraban (2 de 5
intercalado, com 44 caracteres), conforme fig 06:
Fig 06: 2ª via
do mês 06/2002 do consumidor “00012”, no valor de R$ 13,00.
O botão
“Imprimir” gera uma fatura completa no formato A4, que pode ser impressa
pelo consumidor em uma impressora comum, normalmente do tipo jato de tinta
colorida, conforme fig 07 a seguir:
Fig 07: 2ª via
do mês 06/2002 do consumidor “00012” impressa em Jato de Tinta.
4)
Conclusões
É inegável o
êxito e repercussão da experiência nessas duas cidades, principalmente pelos
aspectos peculiares da existência de grande população estudantil (caso de Viçosa)
e população flutuante de balneário (caso de São Mateus). Há grande vantagem
para ambas as partes (Autarquia e Consumidores) no uso cada vez maior da
Internet para essa prestação de serviço, independente do sistema comercial
dito “de retaguarda”, ou seja, a solução implantada pode ser estendida a
qualquer outra cidade que queira oferecer essas facilidades aos seus cidadãos,
independente do sistema em funcionamento na área de Contas e Consumo da
Autarquia, bastando que sejam gerados arquivos com lay-out definido e adotados
os scripts em VB + ASP ou PHP.
Um outro ganho observado no site, refere-se à sub-página "Fale
Conosco", onde os consumidores, podendo se identificar ou não, tecem
comentários, elogios e enviam reclamações, solicitam serviços, etc,
criando-se um forte canal de comunicação entre os SAAE's e seus consumidores.
A segurança
dessa solução se baseia na forma como os consumidores acessam os seus dados.
Esses não são acessados diretamente nos servidores de rede local da Autarquia,
uma vez que os SAAE´s necessitariam de uma estrutura interna robusta de segurança
de dados, mas sim através de uma cópia dos mesmos, que são transferidos
diariamente para um provedor. Isso evita o acesso indevido e eventuais alterações
nos dados do sistema de retaguarda.
Finalizando, o aspecto “custo” desse tipo de solução não é grande, viável para qualquer Autarquia de porte médio ou acima, pois os arquivos gerados são relativamente pequenos e o espaço em disco requerido no provedor também.
Autores:
Leandro
Martini Ribeiro -
Engenheiro civil pelo IME - Instituto Militar de Engenharia, 1978, engenheiro da
F.SESP/FUNASA de 1978 a 1996 e sócio-gerente da empresa Sanegraph Consultoria
em Sistemas de Informática e Saneamento Ltda desde 1996.
Dilcimar
Ferreira Rezende de Mello -
Graduada em 1992 em Ciências
Econômicas pela UFV (Universidade Federal de Viçosa-MG); atua
como
responsável pela Seção de Faturamento e Consumo do SAAE de Viçosa.
Seleste
de Araújo Zancanella -
Graduada em Matemática pela UFES (Universidade
Federal do Espírito Santo), 1999. Pós-graduanda em Administração
de Redes Linux
pela UFLA (Universidade Federal de Lavras) desde
2002. Atua como responsável pela
Seção de Informática do SAAE
de São Mateus.
Luigy de Freitas - Graduando em Ciência da Computação pela UFV (Universidade Federal de Viçosa); atua como desenvolvedor e integrador de soluções para redes de computadores, Intranets e para Web.